quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cadeias Alimentares

Cadeias alimentares são sequências de seres vivos que se relacionam pelo alimento.
Na cadeia alimentar, há passagem de alimento - e, portanto, de energia - de um organismo para outro. A energia do Sol, captada pelas plantas na fotossíntese, é armazenada nas substâncias que elas produzem, como a glicose. Uma parcela dessas substâncias acaba fazendo parte do corpo das próprias plantas (raízes, caules, folhas, frutos), que servem de alimento para os herbívoros. Em seguida, esse alimento - e a energia que ele contém - é transferido para os demais elos da cadeia como os carnívoros.
Faz o seguinte exercício.

Ciclo de Matéria e Fluxo de Energia

Para uma explicação mais detalhada consulte este link.

O que é um ecossistema?


Montado alentejano (leia mais aqui)

O planeta Terra possui uma grande diversidade de características do meio ambiente e, consequentemente, uma grande diversidade de seres vivos, que se relacionam entre si e com o meio de uma forma muito diversa. É ao conjunto de inter-relações entre um determinado grupo de seres vivos (comunidade biótica) e o meio onde desenvolvem a sua actividade, (meio abiótico) que se chama Ecossistema, pois os seres vivos existentes numa determinada região estabelecem relações dinâmica entre si e com o meio físico-químico, ou seja, o meio não vivo dessa área.

O que são componentes abióticos?


Características do ambiente físico-químico que influenciam os seres vivos. São estes a luz, a temperatura, a humidade, o tipo de solo, etc. Para saberes mais clica aqui.